fonte: G1 Globo
No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil simplificou as regras para o uso de drones na agricultura.
Equipamentos de proteção bem ajustados no rosto. O piloto abastece o tanque do drone, também chamado de vant, e decola. Marco Túlio trabalha com drone há 10 anos, e há 5 meses passou a operar também no campo. O equipamento é bem grande, tem 3 metros de comprimento.
“Os primeiros que estavam regulamentados até então eram de capacidade de 10 litros ou 10 quilos e, agora, esse já faz com 40 quilos e já tem previsão para entrega dos próximos meses para equipamentos com 50 litros”, diz o piloto de drone.
O Brasil tem hoje quase 113 mil drones cadastrados na Agência Nacional de Aviação Civil. Cerca de 2,5 mil estão no campo, que agora tem regras mais simples.
“Você consegue distribuir uma faixa maior de defensivo agrícola, aumentando a produtividade por hora e otimizando tempo em campo. Essa resolução veio para facilitar. Teremos aí esse mercado profissional que poderá agregar ainda mais na agricultura, pecuária e potencializar o agro brasileiro”, afirma a instrutora de drones Naiara Sousa.
Matéria Citada: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/20/anac-simplifica-as-regras-para-o-uso-de-drones-na-agricultura.ghtml